Regata de mini-botes do peixe-boi marinho: mais cores no mar azul de Redonda


Ontem, o domingo na praia de Redonda foi muito mais colorido. Além do infinito azul do mar, dezenas de mini-botes encheram de cores suas águas calmas. Todo esse colorido fazia parte da Regata de Mini-botes do Peixe-Boi Marinho realizada pela Aquasis, entidade não-governamental que atua na área de pesquisa e preservação dos ecossistemas aquáticos. O evento faz parte da última etapa da Campanha de Educação Ambiental do Projeto Manatí. O objetivo principal é socializar, sensibilizar e conscientizar as comunidades beneficiadas das ações de conservação do peixe-boi marinho, assim como fortalecer a sensibilização da comunidade para a proteção da espécie.

A regata mobilizou a comunidade da praia de Redonda, que encheu o mar com barcos multicoloridos de diversos tamanhos e competidores de todas as faixas etárias. Muitas crianças levaram seus barquinhos, mas as disputas eram acirradas entres os mais velhos. A correria para preparar os barcos, ajustar os detalhes e alinhar na baliza de largada era intensa, alguns mini-botes viravam no meio do trajeto e lá ia seu dono tentar retomar a corrida. A empolgação dos "meninos" e seus mini-botes era contagiante, com direito a torcida  inclusive. A regata foi divida em três categorias de acordo com o tamanho dos barcos.

Ali, à beira do mar colorido, uma roda de capoeira foi formada. Embalados pelo som do berimbau e pelas palmas, os jovens mostraram suas habilidades na dança/luta criada pelos escravos. Rapidamente, a roda ganhou expectadores que puderam contemplar os "embates" dos capoeiristas.

A equipe da Aquasis, que cuidava da organização do evento, contou com o auxílio de membros do grupo de teatro de rua Flor do Sol e de moradores da comunidade. A regata teve o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, da Petrobras, com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, do Banco do Nordeste e do SESC Ceará. Na cobertura do evento, o cineasta Tibico Brasil estava presente fazendo filmagens, registrando todos os detalhes da regata. 

A premiação aconteceu às 17:00 horas, na Escola Horizonte da Cidadania, contemplando os vencedores das três categorias.

Saiba mais sobre os projetos de preservação de ecossistemas aquáticos no site www.aquasis.org

Fotos: ClaudiMar

Conteúdo extraido do blog de notícias: www.acidadeicapui.com.br 

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney