Regata de mini-botes do peixe-boi marinho: mais cores no mar azul de Redonda


Ontem, o domingo na praia de Redonda foi muito mais colorido. Além do infinito azul do mar, dezenas de mini-botes encheram de cores suas águas calmas. Todo esse colorido fazia parte da Regata de Mini-botes do Peixe-Boi Marinho realizada pela Aquasis, entidade não-governamental que atua na área de pesquisa e preservação dos ecossistemas aquáticos. O evento faz parte da última etapa da Campanha de Educação Ambiental do Projeto Manatí. O objetivo principal é socializar, sensibilizar e conscientizar as comunidades beneficiadas das ações de conservação do peixe-boi marinho, assim como fortalecer a sensibilização da comunidade para a proteção da espécie.

A regata mobilizou a comunidade da praia de Redonda, que encheu o mar com barcos multicoloridos de diversos tamanhos e competidores de todas as faixas etárias. Muitas crianças levaram seus barquinhos, mas as disputas eram acirradas entres os mais velhos. A correria para preparar os barcos, ajustar os detalhes e alinhar na baliza de largada era intensa, alguns mini-botes viravam no meio do trajeto e lá ia seu dono tentar retomar a corrida. A empolgação dos "meninos" e seus mini-botes era contagiante, com direito a torcida  inclusive. A regata foi divida em três categorias de acordo com o tamanho dos barcos.

Ali, à beira do mar colorido, uma roda de capoeira foi formada. Embalados pelo som do berimbau e pelas palmas, os jovens mostraram suas habilidades na dança/luta criada pelos escravos. Rapidamente, a roda ganhou expectadores que puderam contemplar os "embates" dos capoeiristas.

A equipe da Aquasis, que cuidava da organização do evento, contou com o auxílio de membros do grupo de teatro de rua Flor do Sol e de moradores da comunidade. A regata teve o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, da Petrobras, com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, do Banco do Nordeste e do SESC Ceará. Na cobertura do evento, o cineasta Tibico Brasil estava presente fazendo filmagens, registrando todos os detalhes da regata. 

A premiação aconteceu às 17:00 horas, na Escola Horizonte da Cidadania, contemplando os vencedores das três categorias.

Saiba mais sobre os projetos de preservação de ecossistemas aquáticos no site www.aquasis.org

Fotos: ClaudiMar

Conteúdo extraido do blog de notícias: www.acidadeicapui.com.br 
Leia Mais

Selo Verde: Icapuí continua na disputa em 2010


Selo Verde divulga lista dos 33 municípios que continuam na disputa em 2010
Portal do Governo do Estado do Ceará (22/11/2010)

O Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), divulgou, na última sexta-feira (19), a lista dos 33 municípios que obtiveram Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) suficiente para serem avaliados “in loco” e que, portanto, continuam na disputa pela obtenção do Selo Verde 2010. Os municípios também passaram por  avaliação de Gestão Ambiental, Mobilização Ambiental e Desempenho Ambiental,

De acordo com a coordenadora do Selo Verde, Socorro Azevedo, dos 137 municípios inscritos este ano no Programa, 110 enviaram ao Conpam os questionários de Gestão Ambiental e Mobilização Ambiental. No entanto, apenas 89 tiveram avaliação validada quanto aos prazos. “Nós avaliamos os questionários destes 89 municípios e 33 deles conseguiram passar para a próxima etapa”, ressaltou a coordenadora.

Com a seleção, os municípios serão avaliados “in loco” a partir desta semana, por técnicos do Programa. O cronograma será divulgado pela coordenação do Programa a partir desta segunda-feira e estará disponível no site do Conpam:www.conpam.ce.gov.br.

Confira a lista dos municípios:  Acaraú, Apuiarés, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Fortaleza, General Sampaio, Ibiapina, Icapuí, Itaitinga, Itarema, Jardim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira,Maracanaú, Maranguape, Massapê, Missão Velha, Morada Nova, Novo Oriente, Ocara,Pacatuba, Pacoti, Quixeramobim, Sobral, Tianguá e Várzea Alegre.

Assessoria de Imprensa do Conpam
Ranne Almeida (85) 9978.7019 / 9968.8880
Leia Mais
Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney