I Encontro Cearense de Educação Ambiental contou com participação da ARATU


I Encontro Cearense de Educação Ambiental: Caminhos e desafios – Dezembro/2010
A Aratu participou junto ao CSBH-Baixo Jaguaribe, nos dias 2 e 3 de dezembro, na cidade de Fortaleza (Hotel Lisboa, Praia do Futuro), do I Encontro Cearense de Educação Ambiental: Caminhos e desafios, realizado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental-CIEA/CE.


A CIEA é coordenada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) tendo como representante atual a profª. Maria Hosana Magalhães Viana.
A Comissão tem por finalidade geral estimular e fortalecer a Política Estadual e Nacional de Educação Ambiental.
 
Entre o público participante estavam instituições públicas, instituições de ensino, pesquisa e extensão, ONG’s, movimentos sociais, empresas, entidades de classe e cidadãos em geral.
O referido encontro propôs a discussão e elaboração do Plano de Ação Regional para fortalecimento da CIEA para 2011, onde todos os participantes puderam contribuir com proposições para fortalecer a Política de Educação Ambiental no Estado do Ceará. Os trabalhos foram feitos em grupo depois socializados em plenária. Entre as estratégias de ações propostas estão:
•    Fomentar parcerias entre as várias instituições e demais entidades que tenham interesse na área de Educação Ambiental;
•    Promover intercâmbio de experiências e concepções que aprimorem a prática da Educação Ambiental;
•    Promover eventos e espaços para discussões na área da Educação Ambiental;
•    Programar a A3P em todas as Secretarias de Meio Ambiente do Estado;
•    Incentivar a Criação de Câmaras Técnicas ou Comissões de Meio Ambiente nos Comitês de Bacias Hidrográficas;
•    Fomentar a criação dos COMDEMA’s e dos FUNDEMA’s.
 



Luana Rebouças Pinto 
1ª Tesoureira 
Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney