Petrobras vai perfurar 36 poços em Icapuí e Aracati

Foto retirada de internet

Petrobras vai perfurar 36 poços no CE

A estatal Petrobras vai perfurar 36 novos poços de petróleo este ano em Aracati e Icapuí. Os investimentos somam cerca de R$ 30 milhões.

No segundo semestre deste ano, o Ceará terá seu potencial de produção de petróleo incrementado. Além de dois poços em lâmina d’água prometidos para o período, a estatal Petrobras prevê em 2011 perfurar 36 poços na área de produção terrestres do Ceará.

Os investimentos representam cerca de R$ 30 milhões.
Em nota enviada ao O POVO, a Petrobras garantiu que os poços serão perfurados nos campos de Fazenda Belém e Icapuí, localizados nos municípios de Aracati e Icapuí.

Segundo o senador Inácio Arruda (PCdoB Ceará), as análises já vinham sendo feitas desde 2009 e é uma demanda discutida junto ao Governo incrementar a perfuração em terras. “O programa de perfuração de poços em terra precisa ser incrementado porque os custos do petróleo no mar são elevadíssimos”, destacou.

Além das áreas em que serão perfurados os poços de petróleo, estão sendo realizados estudos na bacia do Cariri. Poderão ser realizados ainda leilões de novas áreas para prospecção de petróleo na faixa litorânea do Estado.

Royalties
Os municípios onde estão sendo prospectados novos poços de petróleo irão receber royalties. “Os royalties serão pagos mensalmente, em moeda nacional, a partir da data de início da produção comercial de cada campo, em montante correspondente a dez por cento da produção de petróleo ou gás natural”, segundo o artigo 47 da lei nº 9.478/1997.

Essa será uma oportunidade de desenvolvimento para as prefeituras, segundo Eliene Brasileiro, presidente da Associação dos Municípios de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). “Na verdade, é uma notícia muito boa que anima principalmente os municípios que serão beneficiados com royalties, com mais empregos”, diz.

As perfurações, segundo a assessoria de imprensa da estatal, gerarão 24 poços de desenvolvimento e 12 de aquisição de dados de reservatório.

Segundo definição da própria estatal, os poços de desenvolvimento são “os perfurados em campos de petróleo com características geológicas já conhecidas, com o objetivo de incrementar a produção”. Já os de aquisição são para obtenção de novas informações.

Teresa Fernandes
teresafernandes@opovo.com.br

Fonte: O POVO

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney