CABACEIRAS-PB SEDIARÁ "INTERCÂMBIO REGIONAL: JUVENTUDES E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL"

A ARATU participará do INTERCÂMBIO REGIONAL: JUVENTUDES E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, na Paraíba. O ceará estará representado com uma delegação de 30 jovens integrantes das mais diversas organizações do estado.
A cidade de Cabaceiras-PB será o destino de cerca de 300 jovens do nordestes brasileiro que irão participar do I Intercambio Regional das Juventudes dos Territórios Rurais do Nordeste, promovido pela Escola Quilombo dos Palmares – Equip, a Rede de Jovens do Nordeste – RJNE com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O evento acontecerá de 16 à 19 de Junho de 2011.
O Intercambio Regional é o resultado final do Projeto ‘Cidadania, Governança Social e Desenvolvimento Territorial’, que realizou um encontro em cada estado do Nordeste com a proposta de implementar processos de qualificação e intercâmbio de membros das organizações e das redes sociais nos territórios rurais, fortalecendo assim a participação efetiva de jovens, mulheres e comunidades tradicionais nos mais variados espaços sociais.
O município de Cabaceiras situado a 184 km da Capital do Estado da Paraíba João Pessoa, cravada no semiárido deste estado e conhecido nacionalmente com a “Roliúde Nordestina’, foi escolhida para sediar esse evento por fazer parte de um pólo cultural que tem seu alicerce na agricultura familiar, com experiências significativas em agroecologia e de convivência sustentável com o semi-árido.

A Escola de Formação Quilombo dos Palmares é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, criada em 1987 e reconhecida juridicamente em julho de 1988. É uma entidade de Educação Popular que nasceu da necessidade dos movimentos sociais potencializarem a formação político-metodológica de suas bases, lideranças e educadores, com área de abrangência na Região Nordeste do Brasil.
A Rede de Jovens do Nordeste é uma articulação que trabalha no fortalecimento de grupos, organizações, entidades e movimentos juvenis. A Rede está presente em todos os nove estados do nordeste brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e conta com a participação direta de mais de trezentas organizações que militam pelos direitos da juventude. Surgida em 1998, sempre teve como principal ideal fortalecer o exercício do protagonismo juvenil dentro das lutas sociais compreendendo que “REDE” é um espaço de troca de experiências, debates, e proposições de políticas públicas para este segmento, de construção do fazer formativo que supera as dimensões de bairro, cidade ou estado, além da busca da identidade da juventude nordestina.
Aos que irão participar do intercâmbio: sucesso nas discussões e no trabalho proposto. Aos que ficam e aos leitores e seguidores do nosso blog: aguardem notícias.


Adaptação do site: www.expressopb.com

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney