I SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O I Seminário Regional de Educação Ambiental, aconteceu ontem, 01 de junho de 2011, na EEF Professora Gercina Nepumuceno, em Aracati-CE. O I Seminário Regional de Educação Ambiental objetivou planejar ações estratégicas para a Educação Ambinetal na região, a partir de uma consulta aos atores envolvidos no Projeto Desenvolver Preservando, executado pela ARATU na região, em parceria com as prefeituras através das secretarias e escolas municipais, Ongs e grupos organizados.
O seminário consultou também os envolvidos quanto aos instrumentos e temáticas que sirvam de apoio a melhoria da prática em EA nas escolas e nas comunidades, de modo a instigar a sociedade para a criação de possibilidades de enfrentamento das problemáticas ambientais locais tendo como referencial a integração regional e territorial.
A abertura do seminário contou com a apresentação do grupo de capoeira ABADÁ-CAPOEIRA da Escola Gercina Nepumuceno, grupo coordenado pelo Prof. Dody do Programa ZUMBI. Outra escola que agraciou os participantes com apresentação foi a Escola de Ensino Fundamental Auxiliadora, também da cidade de Aracati, com alunos do 5º ano, coordenados pela professora Josimeire. Os alunos apresentaram trabalho desenvolvidos por eles com a temática Mudanças Climáticas - Preservar é Preciso.
A palestra de abertura do seminário foi proferida por Ana Valéria Oliveira de Moraes, Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental IBAMA Regional ARACATI-CE, especialista em Educação Ambiental pela Unb-DF, Gestão Ambiental pela UECE e Bacharel em Direito pela UNP-RN.
Após a apresentação da Memória vivenciada em EA a partir do Projeto Preservando, realizada por Janaína Almeida, coordenadora da ação de Educação Ambiental, e por Carlos Alberto Pereira da Silva, presidente da ARATU, foi realizado um trabalho em grupo para discussão da importância do trabalho compartilhado no território e para propor instrumentos e temáticas que sirvam de apoio à melhoria da prática em EA potencializando ações existentes no território.
Ao final foi eleita uma comissão para sistematizar os encaminhamentos do seminário. A comissão foi composta por: 
FORTIM: EVANILDO AMARO DA SILVA  e FERNANDO CÉSAR GOMES
ARACATI: MARIA SELMA NOGUEIRA GUIMARÃES LIMA e TATHIANA APARECIDA SILVA
 ICAPUI: MARIA HELENA PEREIRA DE LIMA e ANNE RAKIELE

O seminário foi concluído às 16h com uma grande CIRANDA cantada pelos participantes, como forma de reafirmar a importância do trabalho compartilhado por todos os atores da região.















0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney