JUVENTUDES: CABACEIRAS-PB FOI PALCO DE INTERCÂMBIO REGIONAL


A ARATU representada pelo seu presidente, Carlos Alberto Pereira, esteve participando do INTERCÂMBIO REGIONAL: JUVENTUDES E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, entre os dias 16 e 19 de junho de 2011, na cidade de Cabaceiras, estado da Paraíba. O estado do Ceará esteve representado por jovens membros da RJNE-CE e por jovens representando os Territórios da Cidadania.
O intercâmbio reniu jovens de todos os estados do nordeste brasileiro, possibilitando uma rica troca de experiência, bem como de um proposições para construção de políticas públicas para a juventude do nordeste.
Durante o intercâmbio, que teve seu primeiro dia marcado pela chegada dos jovens à Cabaceiras e pela diversidade cultural durante a apresentação dos delegados, os jovens participaram de oficinas (Educação no campo; Estratégias de comunicação, Juventude e cultura popular, Gênero, Turismo social e desenvolvimento sustentável, entre outras), shows culturais, mostra de cinema, debates, rodas de conversas (foram divididas em três eixos temáticos: Juventude, sustentabilidade e permanência no campo; Juventude, educação no campo, identidade e cultura; Juventude e participação).
O intercâmbio foi fruto de 09 Intercâmbios Estaduais de Juventudes do Nordeste no período de julho d 2010 a abril de 2011. Os mesmos foram animados pela EQUIP (Escola Quilombos dos Palmares) e pela RJNE (Rede Jovens do Nordeste), através do Projeto Cidadania, Governança Social e Desenvolvimento Territorial, com o apoio da SDT/MDA. Como resultado dos 09 intercâmbio foi elaborado um documento para construção da plataforma política dos/as jovens dos territórios nordestinos. A plataforma foi apresentada durante o intercâmbio e a juventude presente pôde aprimorar a mesma com sugestões e proposições. As propostas e demandas foram distribuídas nos seguintes eixos/temáticas: Pelo Direito a Educação; Organização e Participação Política; Incentivo a Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Geração de Trabalho e Renda; Direito a Saúde de Qualidade.
O intercâmbio foi finalizando no domingo (19) com a Feira dos Territórios onde foram realizadas apresentações culturais e lançamento de produtos dos territórios nordestinos.
Segue abaixo alguns registros. Os registros abaixo foram feitos por Nazareno Almeida, integrante da delegação do Ceará no intercâmbio, da cidade de Pindoretama-CE, Território Litoral Leste-CE.






0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney