I SALÃO TERRITORIAL DO LITORAL LESTE

Acontece nos dias 27 e 28 de setembro de 2011, na Faculdade do Vale Jaguaribe -FVJ, em Aracati-CE, o I SALÃO TERRITORIAL DO LITORAL LESTE. O salão é promovido pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA. Hoje, primeiro dia do salão foi lançado o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável - PTDRS, do Litoral Leste (Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana e Pindoretama). Foi realizado, ainda, ato de assinatura do pacto para execução do PTDRS, com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, prefeitos, representantes da sociedade civil e integrantes do núcleo dirigente presentes no salão.
O evento será oportunidade, também, para fortalecer os Comitês Temáticos (Educação, Saúde, Meio Ambiente, Organização Sustentável da Produção e Assistência Social) e os setoriais como de Mulheres e Juventude, por exemplo.

O que é o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável - PTDRS?*

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável (Condraf) apresenta uma nova concepção do rural brasileiro com inovações na abordagem territorial através de três características básicas: o espaço de produção, o espaço de relação com a natureza e o espaço de (re) produção de modos de vidas diferenciados.
Essa nova compreensão tem uma abordagem territorial ancorada no desenvolvimento sustentável, que busca entre outras estratégias uma gestão social, o fortalecimento do estado e o protagonismo dos atores institucionais, constituído a partir de instâncias colegiadas que possam nesses espaços, exercerem o controle e a gestão das políticas públicas.
O desenvolvimento dessa gestão social é articulada, em âmbito Federal, pela Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT) e no âmbito Estadual pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) que em parceria com o Instituto Agropolos do Ceará, caminha através de uma metodologia participativa e democrática, apoiando os processos construídos com os colegiados dos treze territórios cearenses.
O principal instrumento de apoio a esta gestão é o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) elaborado com a experiência de planos já existentes ou exercida e praticada de acordo com a vivência de cada território. O PTDRS tem entre outros objetivos ser um documento de negociação que considera a diversidade de pensamentos, interesses, práticas e sonhos existentes nos territórios. Permite o acesso qualificado às políticas públicas, de inclusão, proporciona condições necessárias para a ampliação e o fortalecimento dos diferentes públicos existentes nos territórios.


*Extraído da Cartilha Território Litoral Leste

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney