SEMAM promove a 3ª Semana pelo Rio Jaguaribe

Abrimos espaço em nosso blog para noticiar os acontecimentos de nossos parceiros na região. Hoje o espaço é da SEMAM (Secretaria de Meio Ambiente) da Prefeitura Municipal de Fortim, parceiros da ARATU. Segue matéria enviada por Régia Lima - DEMAF.


       Fortim está situado no litoral leste do Estado é banhado pelos Rios Pirangi e Jaguaribe, este sendo o mais importante rio do Ceará considerado o mais seco do mundo e deságua justamente neste município, proporcionando um espetáculo da natureza, berçário de várias espécies marinhas e entrelaçado com o Oceano Atlântico (encontro do Rio com Mar) favorece práticas de esportes náuticos, além de ser potencialmente econômico, visto que os moradores sobrevivem do mesmo.
        O Jaguaribe nasce na Serra da Joaninha em Tauá-CE, e deságua no Oceano Atlântico, mais precisamente na cidade de Fortim-CE. Percorrendo uma extensão 633 km, rio brasileiro que banha o Estado do Ceará, significa em tupi-guarani “Rio das Onças”, (jaguar-y-pe). No seu leito foram construídos os dois grandes açudes cearenses: o Orós e o Castanhão. 


        Fazendo parte do Baixo Jaguaribe, Fortim não poderia deixar de comemorar o Dia do Rio, festejado Nacionalmente no dia 24 de novembro. A primeira iniciativa do Departamento Municipal de Meio Ambiente em 2009 foi comemorar esta data durante uma semana, a “Semana pelo Rio Jaguaribe” entre os dias 23 a 27 de novembro, desde então inserido no Calendário Municipal.


         Com ações de Educação Ambiental, palestras nas escolas Municipais e Estadual, coleta de resíduos sólidos na faixa ribeirinha, com uma programação diária em cada escola, envolvendo mais de mil pessoas. O encerramento aconteceu no dia 27 de novembro, com a exposição dos trabalhos Ambientais desenvolvidos pelos alunos e pelo jovens do Pró - Jovem durante, concluindo com a apresentação oficial do Departamento de Meio Ambiente de Fortim (DEMAF) pela Prefeita Adriana Pinheiro Barbosa que esteve presente nas atividades de mobilização ambiental e coleta de lixo.   
         

Em 2010, a proposta foi realizar uma Aula Prática, no dia 24 de novembro do referi ano (quarta-feira) sobre as especificidades do Rio Jaguaribe com os integrantes das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM –VIDAS), alunos do Curso de Multiplicadores Ambientais para comemorar a Semana pelo Rio Jaguaribe 2010 e secretários municipais.
             Este ano de 2011, sendo criada a Secretaria de Meio Ambiente, a mesma lançou a proposta de realização da 3ª Semana pelo Rio Jaguaribe, com o fortalecimento das COM-VIDAS e palestras sobre as questões ambientais nas escolas municipais situadas na zona ribeirinha: Edson Barbosa no Guajirú, José Alexandre no Jardim, e Arthur Lira em Viçosa, Maria Luiza na Sede e Comunitária da Barra, envolvendo centenas de alunos, estando presente o Sr. Christian Chianca, Secretário Municipal de Meio Ambiente. A programação aconteceu entre os dias 21 a 24 de novembro deste ano, de segunda a quinta-feira, encerrando no Dia do Rio (24) celebrado com um passeio de barco com representações das escolas e convidados. 


No dia 24 realizou-se um passeio de barco, sendo o encerramento da Semana pelo Rio Jaguaribe, promovendo ações de educação ambiental e conhecendo o ecossistema de manguezal e estuário do Rio Jaguaribe, guiados pelo professor Antônio Florêncio, geógrafo.
Este momento propiciou uma aula de campo para que os alunos conhecessem de fato o que está ao redor, a própria história, a realidade ambiental, o que degrada, quem degrada o meio ambiente e aprenderem como diminuir esses impactos gerados pela ação do homem e da natureza, fortalecendo a consciência ambiental de cada participante, além de ser um momento oportuno de lazer e encanto pelas belezas naturais que o município dispõem às margens do Rio Jaguaribe.
 

Régia Lima
DEMAF

Outros registros:











2 comentários:

Juventudes em Foco disse...

Muito bom gente.....Paticipem!!!

Juventudes em Foco disse...

Muito bom gente...Participem!!!

Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney