Água Viva: ARATU mobiliza donos de barcos


Dando continuidade às ações do Projeto Água Viva - mais vida no manguezal, a Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros realiza nesta terça-feira (02/03/2011), no Plenário da Câmara Municipal de Icapuí, a partir das 09:00h, reunião com armadores de pesca local para apresentação do projeto e os resultados já alcançados. O projeto Água Viva tem como principal objetivo coletar o óleo diesel queimado pelas embarcações que fazem porto no Canal da Barra Grande, Icapuí-CE, evitando que o mesmo seja lançado diretamente no canal. Com a ação a ARATU visa contribuir para a qualidade da água do canal e consequentemente com a melhoria da biodiversidade do ecossistema manguezal, o berçario marinho.
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CURSO DE CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR


A Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros promove nesta quinta-feira (03/03), um CURSO DE CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR. O Curso se realizará no Plenário da Câmara de Vereadores de Icapuí, durante todo o dia. Dispomos de 20 vagas, em sua maioria já preenchidas. 
Os interessados deverão procurar a Diretoria da ARATU ou entrar em contato conosco até terça-feira (02/03) pelo e-mail do blog associacaoaratu@gmail.com ou através do e-mail institucional da ARATU - aratu_ce@yahoo.com.br, ou ainda através da "aba" 'contatos' disponível no blog.
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CONCURSO DE CARTAZES


Nesta segunda-feira (28/02) estará reunida a Comissão julgadora do Concurso de Cartazes dos municípios de Fortim e Aracati para escolher os melhores por escola e o melhor dos cartazes por município. Participam do Concurso 10 escolas de Fortim e 12 de Aracati. 
 Como forma de ampliar as informações e discussões no que diz respeito ao planeta, o concurso de cartazes trouxe como temática central as MUDANÇAS DO CLIMA.
Concorrem a premiação cerca de 160 alunos. Lembramos que até amanhã o resultado estará disponível aqui no blog.
Boa sorte a todos e a todas!
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Professores realizam trilha em Ponta Grossa


A ARATU concluiu o Módulo II da Formação para professores em Educação Ambiental, nesta sexta-feira (25/02) com uma trilha na praia de Ponta Grossa, Icapuí-CE. A praia de Ponta Grossa foi a escolhida entre os participantes para ser o palco da confraternização e finalização da formação. Os participantes fizeram uma das trilhas ecológicas mais deslumbrante de toda a região, e puderam conhecer um pouco mais da história de uma das mais belas praias do mundo.
A trilha foi conduzida pelo secretário e sócio da ARATU, Anderson Rodrigues. Abaixo algumas fotografias da trilha. Durante a semana postaremos mais.







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ENCERRAMENTO DA FORMAÇÃO EM EA

A ARATU concluiu o Módulo II da Formação para professores em Educação Ambiental, nesta sexta-feira (25/02) com uma trilha na praia de Ponta Grossa, Icapuí-CE. Toda parte teórica da formação aconteceu na Casa da Cultura de Aracati, entre os dias 21/02 (segunda-feira) e 24/02 (quinta-feira).
A ARATU agradece a acolhida e parceria da Coordenação da Casa da Cultura de Aracati. Nascida de uma parceria entre o Instituto Manamauê e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, em dezembro de 2009, a Casa da Cultura de Aracati tem por objetivo preservar e divulgar a história e a tradição cultural da cidade que foi um importante pólo econômico e cultural do Ceará no século XVIII.
Parabenizamos todos os professores e professoras que participaram da formação e que agora iniciam a etapa pós-formação. Como resultado da formação os participantes elaboraram PROJETOS EDUCATIVOS com enfoque na Educação Ambiental e que agora deverão ganhar vida em suas respectivas escolas.
Mãos a obra! É hora de colocar em prática o aprendizado construído a partir dos projetos educativos.
Lembramos aos participantes da formação e a todos os nossos leitores que estamos selecionando algumas fotografias e que ao longo da semana estaremos postando no blog. Aguardem!









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REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORTIM É O 1º MUNICÍPIO A SER ARTICULADO

No último dia 24 de fevereiro (quinta-feira) o presidente da ARATU, Carlos Alberto Pereira da Silva, esteve no Fortim fazendo articulação para o fortalecimento da Rede Desenvolver de Educação Ambiental. A rede é parte integrante das ações do Projeto Preservando.
A reunião aconteceu no Centro de Juventude e Cidadania - CJC da cidade de Fortim, hoje coordenado por Claudiano da Costa Ferreira. O CJC tem sido parceiro da ARATU nessa etapa de rearticulação da Rede de EA, reafirmando assim a parceira já estabelicida no passado.
Parceiro também na articulação, o Departamento de Meio Ambiente do Fortim se fez presente com a Cleyre de Oliveira Lima.
Na reunião ficou agendado o primeiro Cliclo de Palestras e Debates que irá acontecer no dia 24 de março de 2011, no CJC-Fortim.
Os grupos juvenis voltados para a questão ambiental, bem como os demais grupos juvenis (artísticos, culturais.. etc) do Fortim serão mobilizados e sensibilizados a participar.
Acompanhe mais notícias sobre a Rede Desenvolver de Educação Ambiental visitando nosso blog.
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ARATU publica edital para concurso de cartazes das escolas públicas de Icapuí

Após públicação de edital para os municípios de Fortim e Aracati, chegou a vez de Icapuí! A ARATU torna público o edital que regulamentará o CONCURSO. Na próxima semana a comissão julgadora estará finalizando o processo de escolha dos ganhadores nos munícipios de Aracati e Fortim. O resultado será divulgado aqui mesmo no blog. Confira abaixo o edital para Icapuí:

EDITAL Nº 004/2011
EDITAL DE CONCURSO PARA A ELABORAÇÃO DE CARTAZES, SOB O TEMA GENÉRICO "MUDANÇAS CLIMÁTICAS", DESTINADO A ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I (DE 1º A 5º ANO) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ICAPUÍ.


A associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU lança, no âmbito do Projeto Preservando, um concurso para a elaboração de cartazes, sob o tema genérico "Mudanças Climáticas", destinado a estudantes do Ensino Fundamental I (De 1º a 5º ano) das escolas públicas de Icapuí.

REGULAMENTO

I – DA PARTICIPAÇÃO
1. Participarão do Concurso de Cartazes os alunos matriculados nas escolas públicas de Icapuí, que estiverem no Ensino Fundamental I (De 10 a 50 ano).
2. Só poderão participar deste concurso alunos que frequentam normalmente a escola.
4. Os cartazes deverão ser feitos sobre o tema “Mudanças Climáticas”.
5. Os trabalhos podem ser de autoria individual e realizados no âmbito da escola.
6. Os participantes deverão entregar os seus desenhos na Secretaria de sua escola no período de 14 a 18 de março de 2011.
7. As escolas deverão entregar todos os cartazes concorrentes no dia 21 de Março de 2011 no Setor de Estatística da Secretaria Municipal de Educação, a Janice.

II – DAS CARACTERÍSTICAS DOS CARTAZES
1. Os cartazes deverão ser originais e serem apresentados em cartolina branca.
2. Não serão aceitos cartazes impressos, toda a produção deverá ser manual.
3. A identificação dos concorrentes deve constar, de forma legível, no verso do trabalho, incluindo os seguintes dados pessoais: nome, idade, escola que frequenta, ano de escolaridade, e telefone de contato.

III – DO JULGAMENTO E DA COMISSÃO JULGADORA
1. O concurso terá duas etapas; na primeira etapa será escolhido o primeiro e o segundo melhor cartaz por escola e na segunda etapa será escolhido o primeiro e o segundo melhor cartaz do município.
2. Os Cartazes serão avaliados por um júri, composto por componentes da ARATU, um artista local, um representante da Secretaria de Educação e um representante da Secretaria de Meio Ambiente.
3. A Comissão julgadora levará em conta os seguintes critérios: Pertinência com o tema, criatividade, originalidade e características de apresentação previstas no presente regulamento.
4. O julgamento da primeira etapa (por escola) será realizado no dia 22 de março de 2011 e o resultado divulgado até o dia 25 de março no endereço: www.blogaratu.blogspot.com.
5. O julgamento da segunda etapa (do município) será realizado no dia 23 de março de 2011 e será divulgado até o dia 04 de março no mesmo endereço da primeira etapa.

IV – DA PREMIAÇÃO
1. A premiação por escola terá para o 10 lugar: kit escolar (material didático - 10 itens) e livro paradidático e 20 lugar: kit escolar (material didático - 05 itens) e livro paradidático.
2. A premiação por município terá para o 10 lugar: bicicleta e para o 20 lugar mochila escolar.
3. Os prêmios serão entregues até 31 de março de 2011.
4. Os cartazes vencedores serão editados e impressos para circulação na região e no município.

V – DISPOSIÇÕES GERAIS
1. O Concurso estará sobre a coordenação da ARATU e acompanhamento da Secretaria de Educação do Município de Icapuí.
2. O Concurso de cartazes é parte integrante do Projeto Preservando, desenvolvido pela ARATU com o apoio da Fundação Kellogg.
3. O presente regulamento, bem como todas as informações adicionais sobre o referido concurso estarão disponíveis em www.blogaratu.blogspot.com.



Icapuí, 23 de fevereiro de 2011.




ASSOCIAÇÃO ARATU DE PROTEÇÃO AOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS
COORDENAÇÃO DO CONCURSO
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CONCURSO DE CARTAZES: CHEGOU A VEZ DE ICAPUÍ

Agora é a vez de Icapuí!
A Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros publicará nessa quarta-feira (23/02) o edital que irá regulamentar o Concurso de Cartazes em Icapuí. A temática será “mudanças climáticas” e tem como público-alvo alunos de primeiro a quinto ano do ensino fundamental das escolas públicas.
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Formação em EA é realizada na Casa de Cultura de Aracati

Começou nessa segunda-feira (21/02) na Casa da Cultura em Aracati, o Segundo Módulo da Formação em Educação Ambiental para os professores da rede municipal de ensino dos municípios de Aracati e Fortim. A formação segue até o dia 25/02 (sexta-feira) e será encerrado na cidade de Icapuí com uma Trilha Ecológica no cenário deslumbrante das dunas e falésias da Praia de Ponta Grossa. A ARATU parabeniza todos os professores(as) que participaram da formação e agradece o apoio das secretarias municipais de educação dos respectivos munícipios.
Outros registros:







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FDR prorroga o Curso Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável


A Fundação Demócrito Rocha prorrogou até 31 de março de 2011 o Curso Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. Quem já se inscreveu e ainda não fez a prova final (Prova Online), pode fazer até 31/03. Quem não fez inscrição, mas deseja participar, ainda pode fazer sua inscrição e fazer a prova final. Os fascículos estão disponibilizados em PDF no site do curso www.fdr.com.br/mudancasclimaticas. Outra forma de ficar por dentro do conteúdo do curso são as Vídeoaulas disponibilizadas, também, no site do curso acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

CERTIFICADOS
 

Carga Horária
A carga horária do Curso é de 160 horas

Certificado de Extensão
Terá direito ao Certificado de Extensão Universitária, expedido pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, quem obtiver nota maior ou igual a 6,0 (seis), ou seja, acertar no mínimo 12, de 20 questões questões da prova on line.

Certificado de Participação
Quem não atingir a nota mínima para aprovação, 6,0 (seis) poderá requerer até 30 dias após o último dia de prova, o Certificado de Participação. Este modelo de certificado não informa carga horária, nota e ementa.


Inscrições e maiores infomações:


Carlos Alberto Pereira da Silva
Coordenador Municipal
carlynhus_ikpui@hotmail.com e carlus_alberto@yahoo.com.br
Cel. (88) 9218-9996
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Divulgado resultado da seleção para bolsistas


A Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros divulga resultado da seleção de bolsistas para o Projeto Desenvolver Preservando, linha de ação preservação e conservação do ecossistema manguezal (ÁGUA VIVA - MAIS VIDA NO MANGUEZAL). Os classificados deverão comparacer à Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha, na próxima sexta-feira, 18 de fevereiro, às 19h, onde participarão de reunião com a diretoria da ARATU e receberão todas as orientações das atividades a serem desenvolvidas.
Abaixo, por ordem alfabética, a relação dos classificados:


1 - JOELMIR DE MELO LEITÃO BARBOSA
2 - JOSÉ CARLOS TEIXEIRA SANTOS
3 - MÁRIO WELLINGTON LEOPÔLDO FILHO
4 - MARLON MENEZES DA COSTA
5 - NAIARA RAIANE ROSENO DA COSTA
6 - PAULO DANIEL CARVALHO DE SOUZA
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Implantação e revitalização de hortas nas escolas

A ARATU, junto a Comissão das Hortas (Projeto Preservando) passou pelo momento de mobilização e seleção das escolas na região, retomou as atividades de revitalização e implantação das hortas. Mais três novas escolas estarão recebendo uma horta, entre elas, a E.E.F. Professora Mizinha, em Icapuí; a E.E.F. Gercina Nepomuceno, em Aracati e a E.E.F. Emília Queiroz em Fortim (Pontal de Maceió). Começamos nesta quinta-feira, dia 10/02/11 a primeira etapa de implantação da horta na E.E.F. Emília Queiroz. Depois fomos até a E.E.F. Gercina Nepomuceno, em Aracati. Neste mesmo dia, visitamos a Associação Criança de Luz, no Estevão, em Canoa Quebrada, município de Aracati, onde já foi contemplada com uma horta num primeiro momento e agora irá passar por uma revitalização. Essa semana, na quinta-feira, dia 17/02/11 estaremos retornando as escolas Emília Queiroz e Gercina Nepomuceno para darmos continuidade à implantação de suas hortas.

Mais registros:








 
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SELEÇÃO DE BOLSISTAS: INSCRIÇÕES ATÉ HOJÉ

A Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros recebe até hoje, 14 de fevereiro de 2011, inscrições dos interessados à participar da Seleção de Bolsistas para o Projeto Água Viva - mais vida no manguezal. Jovens de 17 a 19 anos podem se inscrever até às 12:00 desta segunda-feira, na EEF. Prof. Mizinha, localizada em Moro Alto, Icapuí-Ce. Durante dez meses os bolsistas receberão uma remuneração de R$ 100,00 (cem reais) mensais, com carga horária de 10 (dez) horas semanais. O edital pode ser acessado no link http://blogaratu.blogspot.com/2011/02/selecao-de-bolsistas-para-o-projeto.html.

 


 IMPORTANTE
Local de inscrição:
EEF. PROF. MIZINHA
Av. 22 de Janeiro, s/nº - Morro Alto
Icapuí-CE

Informações:
(88) 9218-9996
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Rearticulação da Rede Desenvolver de Educação Ambiental

 Encontro onde foi constituida a Rede

Na última quinta-feira (10/02/2011) o presidente da ARATU, Carlos Alberto Pereira da Silva, conhecido popularmente como Carlinhos, acompanhado por Luana Rebouças e Úrsula Maia, integrantes da ARATU, estiveram na cidade de Aracati e Fortim com a finalidade de fazer a articulação da Rede Desenvolver de Educação Ambiental. A rede é uma das ações do Projeto Preservando e visa o fortalecimento da mobilização regional para a elaboração de um Programa de Educação Ambiental, tendo como protagonistas os diversos grupos e instituições da região. O fortalecimento da rede vem responder à necessidade de uma maior integração, comunicação entre os atores sociais que atuam na promoção e desenvolvimento da Educação Ambiental.
Em conversa no Departamento de Meio Ambiente de Fortim, ligado à Secretaria de Turismo municipal, foi acertada a articulação local dos grupos envolvidos, no sentido de garantir uma boa participação na reunião que definirá a agenda da rodada de Palestras/Debates promovida pela ARATU. Já na cidade de Aracati o contato inicial para a mobilização foi feito através de Edivan, um dos integrante do grupo Filhos do Mangue.
A reunião para agendar a rodada de palestra/debates acontecerá na cidade de Fortim, no dia 17 de fevereiro (quinta-feira), às 08:00 h e na cidade de Aracati a partir das 10:00 da manhã, do mesmo dia. Já para Icapuí ainda não há uma data definida.
A rede de educação ambiental promoverá, assim, 03 (três) ciclo de palestras/debates um em cada município da região, e ainda um seminário de intercâmbio entres os três municípios, data ainda a se confirmar.
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NOTA RÁPIDA 02: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Professores durante formação do1º módulo
Está confirmada para o período de 21 a 25 de fevereiro de 2011 o Segundo Módulo da Formação de Professores em Educação Ambiental. O público-alvo da formação são professores do Ensino Fundamental de Aracati e Fortim e terá como resultado prático a elaboração de projetos temáticos a serem trabalhados nas escolas durante o ano letivo. O encerramento da formação será em Icapuí, com uma aula de campo nas dunas e falésias de Ponta Grossa – Icapuí-Ce. Agradecemos a parceria da Prefeitura de Fortim e de Aracati.
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NOTA RÁPIDA 01: CONCURSO DE CARTAZES

A Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros lançou nesta segunda-feira, 07 de fevereiro, nos municípios de Fortim e Aracati o concurso de cartazes que terá como tema “mudanças climáticas”. A iniciativa é uma das ações previstas do Projeto Desenvolver Preservando executado pela instituição. Participarão do Concurso de Cartazes, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O concurso acontecerá também em Icapuí e está previsto para março, tão logo se inicie o ano letivo. Confira o regulamento!
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Seleção de bolsistas para o Projeto Água Viva


Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros pública edital destinado à Seleção de Bolsistas para o Projeto Água Viva - mais vida no manguezal. Com a iniciativa a instituição pretende selecionar jovens de 17 a 19 anos para fazer acompanhamento do projeto durante um período de 10 (dez) meses, o valor da bolsa será de R$ 100,00 (cem reais) com carga horária de 10 (dez) horas semanais. Veja o edital abaixo:
 
EDITAL Nº 003/2011
EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROJETO DESENVOLVER PRESERVANDO, LINHA DE AÇÃO PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL (ÁGUA VIVA)


A Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros, CNPJ: 08.635.364/0001-50, faz saber que estará recebendo inscrições de candidatos(as) para seleção de bolsa para acompanhamento do Projeto Desenvolver Preservando, linha de ação preservação e conservação do ecossistema manguezal (água viva), sem vínculo empregatício.

I - CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO:
a)    O(a) candidato(a) deverá ter de 17 a 19 anos a partir da data de publicação deste edital;
b)    O(a) candidato(a) deverá ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo em 2011;
c)    Ter disponibilidade para cumprir 10 horas semanais;
d)    Não estar recebendo nenhum outro tipo de bolsa ou benefício, inclusive de programas governamentais;

II - VAGAS:
a)    05(cinco) vagas iniciais para linha de ação preservação e conservação do ecossistema manguezal (água viva) do projeto Desenvolver Preservando:
i)    Passada a fase inicial da linha de ação apenas 02 (dois) bolsistas continuarão no acompanhamento do projeto por um período de 10(dez) meses.

III – REMUNERAÇÃO:
a)    O valor da bolsa será de R$ 100,00 (cem reais) mensais por 10 horas semanais;
b)    O valor a ser pago estará condicionado à apresentação de relatório mensal feito pelo bolsista das atividades referentes ao acompanhamento das ações;

IV - INSCRIÇÕES:
De 09 a 14 de fevereiro de 2011, de 08:00 às 12:00, no Laboratório de Informática da Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha, localizada à Av. 22 de Janeiro, s/nº, Morro Alto, Icapuí-CE.

V - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 

a)    Carteira de Identidade e CPF;
b)    Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
c)    Declaração expedida pela instituição de ensino comprovando que seja concluinte do Ensino Médio;
d)    Curriculum Vitae



VI - DATA E LOCAL DA SELEÇÃO:
Data: 15 de fevereiro de 2011 às 08 horas
Local: Laboratório de Informática da Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha, localizada à Av. 22 de Janeiro, s/nº, Morro Alto, Icapuí-CE.

VII - SELEÇÃO:
a)    Entrevista
b)    Curriculum Vitae

VIII - RESULTADO:
a)    O resultado será divulgado no dia 16 de fevereiro de 2011 até às 12:00 (horário local), no blog da ARATU, www.blogaratu.blogspot.com e nos demais meios de comunição local;

IX – DISPOSIÇÕES GERAIS:
a)    Os documentos que tratam o item V deverão ser apresentados em cópias xerográficas mediante do, também, respectivo documento original;
b)    Não será necessário apresentar cópias autenticadas de nenhum dos documentos solicitados;
c)    É imprescindível que o Curriculum Vitae do candidato(a) conste de cursos, formações, capacitações, seminários, conferências, experiências... ou outras informações que o(a) mesmo(a) julgue importante e necessário.
d)    Os cursos, formações, capacitações, seminários, conferências de que trata o item anterior deverão ser listados e anexados ao Curriculum Vitae com cópias que os comprovem;
e)    A comissão julgadora será composta por 03(três) membros da ARATU, indicada por sua diretoria;
f)    Membros da diretoria poderão compor a comissão julgadora;
g)     Os casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora e pela diretoria da Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros.


Icapuí-CE, 08 de fevereiro de 2011.









CARLOS ALBERTO PEREIRA DA SILVA
Presidente
Assoc. ARATU de Prot. aos Ecossist. Costeiros
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Concurso de Cartazes: Edital Nº 002/2011 para escolas públicas de Fortim-Ce


Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros pública edital destinado à produção de cartazes. A iniciativa é uma das ações previstas do Projeto Desenvolver Preservando executado pela instituição. Poderão participar do Concurso de Cartazes alunos da rede municipal de ensino do município de Fortim-Ce que estejam cursando o Ensino Fundamental I (1º a 5º ano).
 

EDITAL Nº 002/2011
EDITAL DE CONCURSO PARA A ELABORAÇÃO DE CARTAZES, SOB O TEMA GENÉRICO “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”, DESTINADO A ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I (DE 1º A 5º ANO) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTIM-CE.


A associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros – ARATU lança, no âmbito do Projeto Preservando, um concurso para a elaboração de cartazes, sob o tema genérico “Mudanças Climáticas”, destinado a estudantes do Ensino Fundamental I (De 1º a 5º ano) das escolas públicas de Fortim-Ce.
REGULAMENTO

I – DA PARTICIPAÇÃO
1. Participarão do Concurso de Cartazes os alunos matriculados nas escolas públicas de Fortim-Ce, que estiverem no Ensino Fundamental I (De 1º a 5º ano).
2. Só poderão participar deste concurso alunos que frequentam normalmente a escola.
4. Os cartazes deverão ser feitos sobre o tema “Mudanças Climáticas”.
5. Os trabalhos podem ser de autoria individual e realizados no âmbito da escola.
6. Os participantes deverão entregar os seus desenhos na Secretaria de sua escola no período de 14 a 17 de fevereiro de 2011.
7. As escolas deverão entregar todos os cartazes concorrentes no dia 18 de fevereiro de 2011 no Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, a Evânia.

II – DAS CARACTERÍSTICAS DOS CARTAZES
1. Os cartazes deverão ser originais e serem apresentados em cartolina branca.
2. Não serão aceitos cartazes impressos, toda a produção deverá ser manual.
3. A identificação dos concorrentes deve constar, de forma legível, no verso do trabalho, incluindo os seguintes dados pessoais: nome, idade, escola que frequenta, ano de escolaridade, e telefone de contato.

III – DO JULGAMENTO E DA COMISSÃO JULGADORA
1. O concurso terá duas etapas; na primeira etapa será escolhido o primeiro e o segundo melhor cartaz por escola e na segunda etapa será escolhido o primeiro e o segundo melhor cartaz do município.
2.  Os Cartazes serão avaliados por um júri, composto por componentes da ARATU, um artista local, um representante da Secretaria de Educação e um representante da Secretaria de Meio Ambiente.
3. A Comissão julgadora levará em conta os seguintes critérios: Pertinência com o tema, criatividade, originalidade e características de apresentação previstas no presente regulamento.
4.  O julgamento da primeira etapa (por escola) será realizado no dia 28 de fevereiro de 2011 e o resultado divulgado até o dia 01 de março no endereço: www.blogaratu.blogspot.com.
5. O julgamento da segunda etapa (do município) será realizado no dia 01 de março de 2011 e será divulgado até o dia 04 de março no mesmo endereço da primeira etapa.

IV – DA PREMIAÇÃO
1. A premiação por escola terá para o 1º lugar: kit escolar (material didático - 10 itens) e livro paradidático e 2º lugar: kit escolar (material didático - 05 itens) e livro paradidático.
2.  A premiação por município terá para o 1º lugar: bicicleta e para o 2º lugar mochila escolar.
3. Os prêmios serão entregues até o final de março de 2011.
4. Os cartazes vencedores serão editados e impressos para circulação na região e no município.

V – DISPOSIÇÕES GERAIS
1. O Concurso estará sobre a coordenação da ARATU e acompanhamento da Secretaria de Educação do Município de Fortim-Ce.
2. O Concurso de cartazes é parte integrante do Projeto Preservando, desenvolvido pela ARATU com o apoio da Fundação Kellogg.
3. O presente regulamento, bem como todas as informações adicionais sobre o referido concurso estarão disponíveis em www.blogaratu.blogspot.com.


Icapuí-CE, 07 de fevereiro de 2011.




ASSOCIAÇÃO ARATU DE PROTEÇÃO AOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS
COORDENAÇÃO DO CONCURSO
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Concurso de Cartazes: Edital Nº 001/2011 para escolas públicas de Aracati-Ce


Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros pública edital destinado à produção de cartazes. A iniciativa é uma das ações previstas do Projeto Desenvolver Preservando executado pela instituição. Poderão participar do Concurso de Cartazes alunos da rede municipal de ensino do município de Aracati-Ce que estejam cursando o Ensino Fundamental I (1º a 5º ano).
 


EDITAL Nº 001/2011
EDITAL DE CONCURSO PARA A ELABORAÇÃO DE CARTAZES, SOB O TEMA GENÉRICO “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”, DESTINADO A ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I (DE 1º A 5º ANO) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACATI-CE.


A associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros – ARATU lança, no âmbito do Projeto Preservando, um concurso para a elaboração de cartazes, sob o tema genérico “Mudanças Climáticas”, destinado a estudantes do Ensino Fundamental I (De 1º a 5º ano) das escolas públicas de Aracati-Ce.

REGULAMENTO


I – DA PARTICIPAÇÃO
1. Participarão do Concurso de Cartazes os alunos matriculados nas escolas públicas de Aracati-Ce, que estiverem no Ensino Fundamental I (De 1º a 5º ano).
2. Só poderão participar deste concurso alunos que frequentam normalmente a escola.
4. Os cartazes deverão ser feitos sobre o tema “Mudanças Climáticas”.
5. Os trabalhos podem ser de autoria individual e realizados no âmbito da escola.
6. Os participantes deverão entregar os seus desenhos na Secretaria de sua escola no período de 14 a 17 de fevereiro de 2011.
7. As escolas deverão entregar todos os cartazes concorrentes no dia 18 de fevereiro de 2011 na Secretaria de Educação do Município, a Mazinha.
 
II – DAS CARACTERÍSTICAS DOS CARTAZES
1. Os cartazes deverão ser originais e serem apresentados em cartolina branca.
2. Não serão aceitos cartazes impressos, toda a produção deverá ser manual.
3. A identificação dos concorrentes deve constar, de forma legível, no verso do trabalho, incluindo os seguintes dados pessoais: nome, idade, escola que frequenta, ano de escolaridade, e telefone de contato.

III – DO JULGAMENTO E DA COMISSÃO JULGADORA
1. O concurso terá duas etapas; na primeira etapa será escolhido o primeiro e o segundo melhor cartaz por escola e na segunda etapa será escolhido o primeiro e o segundo melhor cartaz do município.
2.  Os Cartazes serão avaliados por um júri, composto por componentes da ARATU, um artista local, um representante da Secretaria de Educação e um representante da Secretaria de Meio Ambiente.
3. A Comissão julgadora levará em conta os seguintes critérios: Pertinência com o tema, criatividade, originalidade e características de apresentação previstas no presente regulamento.
4.  O julgamento da primeira etapa (por escola) será realizado no dia 28 de fevereiro de 2011 e o resultado divulgado até o dia 01 de março no endereço: www.blogaratu.blogspot.com.
5. O julgamento da segunda etapa (do município) será realizado no dia 01 de março de 2011 e será divulgado até o dia 04 de março no mesmo endereço da primeira etapa.

IV – DA PREMIAÇÃO
1. A premiação por escola terá para o 1º lugar: kit escolar (material didático - 10 itens) e livro paradidático e 2º lugar: kit escolar (material didático - 05 itens) e livro paradidático.
2.  A premiação por município terá para o 1º lugar: bicicleta e para o 2º lugar mochila escolar.
3. Os prêmios serão entregues até o final de março de 2011.
4. Os cartazes vencedores serão editados e impressos para circulação na região e no município.

V – DISPOSIÇÕES GERAIS
1. O Concurso estará sobre a coordenação da ARATU e acompanhamento da Secretaria de Educação do Município de Aracati-Ce.
2. O Concurso de cartazes é parte integrante do Projeto Preservando, desenvolvido pela ARATU com o apoio da Fundação Kellogg.
3. O presente regulamento, bem como todas as informações adicionais sobre o referido concurso estarão disponíveis em www.blogaratu.blogspot.com.

Icapuí-CE, 07 de fevereiro de 2011.


ASSOCIAÇÃO ARATU DE PROTEÇÃO AOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS
COORDENAÇÃO DO CONCURSO
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Ações do Desenvolver Preservando são retomadas pela ARATU

Projeto Desenvolver Preservando

Em 2007 a Aratu se torna Grantee da Fundação Kellogg, através do CIP Desenvolver e assumi o Projeto Desenvolver Preservando e Desenvolver Turismo Sustentável dentre os 10 projetos integrados pelo CIP a serem trabalhados na Região, para serem executados em dois anos.
Terminado o tempo fiscal dos projetos e enviados os relatórios, recebemos a visita da Fundação e fomos submetidos a uma avaliação e prestação de contas onde se pode constatar a não finalização das ações propostas.
Apesar da Kellogg está mudando sua proposta de trabalho e fechando escritório no Brasil, a Aratu pode escrever um Plano de Ação Imediato e requerer a extensão de 10 meses para concluir as atividades do Projeto Desenvolver Preservando.
Devido a alguns contratempos na comunicação Aratu/Kellogg tivemos que esperar quase um ano para retomar as atividades.
Só agora em novembro/2010 retomamos os trabalhos com o Projeto Preservando e já estamos mobilizando a Região para revitalizar ações que foram implantadas antes e implantar novas ações planejadas para através de políticas socioambientais alcançarmos uma sociedade sustentável de cidadãos mais conscientes.
Através do nosso Blog conheçam e acompanhem o desenvolvimento de nossas ações.

A Coordenação
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I Encontro Cearense de Educação Ambiental contou com participação da ARATU


I Encontro Cearense de Educação Ambiental: Caminhos e desafios – Dezembro/2010
A Aratu participou junto ao CSBH-Baixo Jaguaribe, nos dias 2 e 3 de dezembro, na cidade de Fortaleza (Hotel Lisboa, Praia do Futuro), do I Encontro Cearense de Educação Ambiental: Caminhos e desafios, realizado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental-CIEA/CE.


A CIEA é coordenada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) tendo como representante atual a profª. Maria Hosana Magalhães Viana.
A Comissão tem por finalidade geral estimular e fortalecer a Política Estadual e Nacional de Educação Ambiental.
 
Entre o público participante estavam instituições públicas, instituições de ensino, pesquisa e extensão, ONG’s, movimentos sociais, empresas, entidades de classe e cidadãos em geral.
O referido encontro propôs a discussão e elaboração do Plano de Ação Regional para fortalecimento da CIEA para 2011, onde todos os participantes puderam contribuir com proposições para fortalecer a Política de Educação Ambiental no Estado do Ceará. Os trabalhos foram feitos em grupo depois socializados em plenária. Entre as estratégias de ações propostas estão:
•    Fomentar parcerias entre as várias instituições e demais entidades que tenham interesse na área de Educação Ambiental;
•    Promover intercâmbio de experiências e concepções que aprimorem a prática da Educação Ambiental;
•    Promover eventos e espaços para discussões na área da Educação Ambiental;
•    Programar a A3P em todas as Secretarias de Meio Ambiente do Estado;
•    Incentivar a Criação de Câmaras Técnicas ou Comissões de Meio Ambiente nos Comitês de Bacias Hidrográficas;
•    Fomentar a criação dos COMDEMA’s e dos FUNDEMA’s.
 



Luana Rebouças Pinto 
1ª Tesoureira 
Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros
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A ARATU esteve participando do XII ENCOB e I ENECOB


XII ENCOB E I ENECOB– Encontro Nacional e Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas – “Comitês de Bacia na Gestão das Águas: A importância da Comunicação e Mobilização”
 
A Associação ARATU através do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe participou de 22 a 26 de novembro, na cidade de Fortaleza (Fábrica de Negócios-Hotel Praia Centro), do XII Encontro Nacional de Comitês de Bacias, que trouxe como pano de fundo a discussão sobre a importância da comunicação e mobilização para uma efetiva gestão compartilhada e participativa das águas em nosso Brasil, resultando no fomento as políticas necessárias para a recuperação e preservação deste precioso líquido de forma sustentável e alinhado com o desenvolvimento.


Na mesma ocasião, nos dias 22 e 23, também aconteceu o I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas, onde podemos participar diretamente nas discussões, através da apresentação do Trabalho “O posicionamento do Comitê diante dos problemas ambientais vividos na sub-bacia hidrográfica do baixo Jaguaribe” e compartilhando essa experiência com os outros comitês do Estado. Depois das apresentações foram formados grupos de trabalho divididos a partir dos temas apresentados, onde cada grupo fez suas proposições para serem apresentadas mais tarde no encontro nacional.


 Luana Rebouças Pinto
1ª Tesoureira
Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros
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Mudanças Climáticas será tema de Concurso de Cartazes realizado pela ARATU



A Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros comunica que até o final de fevereiro de 2011 estará publicando edital destinado à produção de cartazes que terá como tema as mudanças do clima. A iniciativa é uma das ações previstas do Projeto Desenvolver Preservando executado pela instituição.
Poderão participar do Concurso de Cartazes, estudantes da rede municipal de ensino dos municípios de Aracati, Fortim e Icapuí que estejam cursando o Ensino Fundamental I (1º a 5º ano).

O regulamento será específico para cada um dos três municípios, mas já se sabe que haverá premiação para os 02(dois) melhores cartazes de cada escola participante e para os 02(dois) melhores cartazes de cada município.

Os editais referentes ao Concurso de Cartazes em cada um dos 03 municípios, bem como as demais ações do Projeto Desenvolver Preservando, serão publicados neste blog tão longo estejam disponíveis.
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Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

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