ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA INTERCÂMBIO JOVEM EM CABACEIRAS-PB


O presidente da ARATU, Carlos Alberto, esteve no último final de semana, 27 e 28/05, em Fortaleza, participando do Encontro Preparatório para o Intercâmbio Regional de Juventudes. O encontro aconteceu na FETRAECE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NA AGRICULTURA DO ESTADO DO CEARÁ, estiveram presentes representantes dos Territórios da Cidadania do estado do Ceará, a ARATU esteve como representação do Território da Cidadania Litoral Leste.
O encontro objetivou preparar a delegação do Ceará que irá participar do INTERCÂMBIO REGIONAL: JUVENTUDES E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, que irá acontecer de 16 a 19 de junho de 2011, na cidade de Cabaceira-PB.
Além de representantes dos território da cidadania do estado do Ceará, ONGs, Rede Jovem do Nordeste-CE, esteve presente ao encontro a mobilizadora do Canal Futura - RN/CE, Ana Amélia.
Carlos Alberto, presidente da ARATU
Gilvânia - CSJOC-Canindé-CE, em apresentação
Ana Amélia, mobilizadora do Canal Futura-RN/CE
 
Leia Mais

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ACONTECERÁ EM ARACATI


A Associação de Proteção aos Ecossistemas Costeiros através do PROJETO DESENVOLVER PRESERVANDO estará realizando na próxima quarta-feira, 01 de junho de 2011, das 07:30h às 16:00h, na escola Gercina Nepumuceno (antigo Integrado) em Aracati-CE, o I Seminário Regional de Educação Ambiental. O seminário faz parte de uma série de atividades realizadas pela ARATU na região desde de 2008, sempre em parceira com diversos grupos organizados e poder público local dos municípios integrantes do CIP-DESENVOLVER (Aracati, Fortim e Icapuí) no extremo leste do litoral cearense.

Diversas atividades têm sido realizadas na busca da melhoria da prática em Educação Ambiental na região, por exemplo: formação de professores, circuito de oficinas temáticas, concurso de cartazes envolvendo alunos das escolas de Fortim, Aracati e Icapuí, entre outras atividades.

O I Seminário Regional de Educação Ambiental tem o objetivo de planejar ações estratégicas para a Educação Ambiental na região, a partir de uma consulta aos atores envolvidos no projeto, quanto a(s) temática(s) e instrumento(s) didáticos que sirvam de apoio a melhoria da prática em EA nas escolas e nas comunidades, de modo a instigar a sociedade para a criação de possibilidades de enfrentamento das problemáticas ambientais locais. 
Leia Mais

PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR SERÁ REALIZADA NA ESCOLA EMÍLIA QUEIROZ

Na próxima terça-feira, dia 17/05/2011, estaremos realizando na escola Emília Queiros, no Pontal de Maceió/Fortim-CE, finalizando as atividades que marcam o encerramento da etapa de implantação da horta na escola. Na oportunidade serão realizadas duas palestras: a primeira sobre Educação Alimentar com a nutricionista do município de Fortim e uma outra sobre a importância da horta na escola e sua manutenção, com a Luana Rebouças Coordenadora do Preservando e responsável pela linha de ação Hortas nas Escola que a ARATU vem desenvolvendo na região.

Estará presente também ao evento a escola José Alexandre, da comunidade de Jardim, que teve sua horta revitalizada, por ação do projeto.

Leia Mais

DELIBERAÇÕES DA 31ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CSBH-BJ


A Aratu participou de mais uma reunião do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe, realizada na última quarta-feira, 11/05/11, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Limoeiro do Norte-CE. Foram discutidos os seguintes pontos de pauta: Conclusão do planejamento anual; Parâmetros para o Açude Santo Antônio de Russas; Considerações da Comissão de Meio Ambiente; Encaminhamentos e Informes.
Dentre as ações do planejamento anual foi destacado: a proposta de realizar a análise da água (Rio Jaguaribe e Rio Banabuiú) mensalmente e depois apresentar resultados para o Comitê e para as prefeituras; a criação do Site do Comitê; Divulgação das ações do Comitê nos diversos meios de comunicação e as Formações para os membros do Comitê (Análise de água e Visita técnica ao Eixão, de Jaguaribara até Pacajus).
Foi sugerido para o Açude Santo Antônio de Russas os seguintes parâmetros para 2011: mínimo de 90 e máximo de 150.
A Comissão de Meio Ambiente apresentou as considerações sobre o caso Loteamento Paraíso da Canoa e estará encaminhando oficialmente ao Comitê as quatro considerações que já foram concluídas até o momento.
Leia Mais

FDR ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO AGENTES AMBIENTAIS

Ilustruação retirada do www.fdr.com.br
A ARATU comunica que a Fundação Demócrito Rocha está com inscrições abertas para o Curso Agentes Ambientais. O curso se dará na modalidade de EaD onde alunos e tutores podem interagir em espaço criado especialmente para isso. As inscrições deve ser realizadas no endereço eletrônico www.fdr.com.br/agentesambientais.
Com o curso a FDR deseja "contribuir para a melhoria da compreensão pública sobre mudanças climáticas, educação ambiental e responsabilidade social e ambiental; conscientizar e informar a sociedade sobre a importância da educação ambiental para a melhoria das condições de vida no planeta Terra; socializar experiências de educação ambiental bem sucedidas".
O curso será oferecido pela Universidade Aberta do Nordeste (UANE), as vagas são gratuitas e podem participar, desde que faça sua inscrição, qualquer cidadão, residente em qualquer região do país ou exterior, independente do grau de escolaridade, nacionalidade, idade, sexo ou etnia.

Veja abaixo o conteúdo programático:

    1. Conferência do clima (COP 15) e as metas brasileiras:
    2. Política Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA/CONDEMA):
    3. Agente ambiental e mobilização social:
    4. Sociedade, Meio ambiente e Educação:
    5. Principais ecossistemas do Ceará:
    6. Potencialidades da Caatinga:
    7. Unidades de conservação:
    8. Água e Meio Ambiente:
    9. Tratamento de resíduos, coleta seletiva e reciclagem:
    10. Monitoramento ambiental:
    11. Noções de Direito Ambiental:
    12. Tecnologias ambientais sustentáveis - alternativas para o convívio com o semiárido:

Maiores informações:
Site da curso: www.fdr.com.br/agentesambientais
Fone:(88) 9218-9996 - Carlos Alberto Pereira da Silva (Coord. Municipal)
Leia Mais

CURSO GESTÃO ORGANIZACIONAL PARA O 3º SETOR É CONCLUÍDO

Imagem retirada do site: profajacquelinevieira.blogspot.com

No último final de semana chegou ao fim o Curso Gestão Organizacional para o Terceiro Setor. O curso ministrado pelo Centro de Formação Profissional e Inclusão Social - QUALIFICA,  com sede em Fortaleza, foi uma promoção do Centro Social Comunitário de Apoio a Juventude e a Cidadania - CESCAJUV em uma parceria com o Banco do Nordeste.
O curso teve sua aula inaugural no dia 18 de março de 2011 e teve seu último ciclo concluído no final de semana dos dias 06 e 07 de maio de 2011. O curso faz parte do Projeto Mobilização Social e Territórios Sustentáveis realizado pela CESCAJUV em parceria com o BNB. Tem como objetivo capacitar lideranças comunitárias, gestores e técnicos sociais, bem como mobilizar as instituições locais para uma organização de uma rede social, na perspectiva de fortalecer, empoderar e gerar avanços empreendedores sustentáveis para as pessoas e organizações não-governamentais, comunidades e segmentos organizados do município de Icapuí.
O curso foi composto por 04 Ciclo:
Ciclo I - História dos Movimentos Sociais e Terceiro Setor; Desenvolvimento Local; Marketing Social;
Ciclo II - Elaboração de Projetos Sociais; Gestão de Projetos Sociais; Avaliação de Projetos Sociais;
Ciclo III - Prestação de Contas Financeira; Marco Legal do 3º Setor;
Captação de Recursos;
Ciclo IV - Planejamento Estratégico para o Terceiro Setor.

Participaram do curso várias instituições do município de Icapuí entre elas: ARATU, Associação Caiçara, FrutiCôco, Associação de Moradores de Ibicuitaba, SINDSERPUMI, ALGAMAR, ADECI, Grêmio da Escola Mizinha entre outras. A certificação dos participantes está prevista para o dia 11 de junho de 2011, o local ainda será divulgado.
Lembramos que fazendo parte do Projeto Mobilização Social e Territórios Sustentáveis, a CESCAJUV está recebendo inscrições para o curso de Metodologia Participativa, o curso também será ministrado por técnicos do QUALIFICA. Os interessados devem procurar o Luís Teixeira para maiores informações.
Leia Mais

TERRITÓRIO DA CIDADANIA: PLENÁRIA TERRITORIAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO


A ARATU participou nos dias 03 e 04 de maio de 2011, da PLENÁRIA TERRITORIAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO TERRITÓRIO LITORAL LESTE, o encontro é uma promoção da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Ceará -DFDA/CE, juntamente com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA e o Instituto Agropolos do Ceará.
O Evento teve como objetivo uma reflexão e reavaliação das demandas prioritárias do PTDRS, como mecanismo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA/CE.
Fazem parte do Território Litoral Leste os municípios de Aracati, Beberibe, Fortim, Itaiçaba, Icapuí, Jaguaruana e Pindoretama. Estiveram presentes representando o município de Icapuí, Francinildo Nunes e João Paulo Rebouças, da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, e Carlos Alberto, presidente da ARATU representando a sociedade civil. O secretário de Desenvolvimento Agrário do estado do Ceará, Nelson Martins esteve também presente ao evento.
Leia Mais
Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney