ARTICULAÇÃO DA REDEA EM ARACATI

A Associação ARATU realiza na amanhã quinta-feira (30/06/2011), mais uma reunião para rearticular a Rede Desenvolver de Educação Ambiental - REDEA, desta vez na cidade de ARACATI-CE. A REDEA faz parte das ações do Projeto Desenvolver Preservando executado pela instituição nos municípios integrantes do CIP-DESENVOLVER (Aracati, Fortim e Icapuí) e objetiva animar, articular e gerar uma maior integração, comunicação entre os grupos e instituições existentes na região que atuam na promoção e desenvolvimento da Educação Ambiental.
Para a reunião desta quinta-feira, apenas grupos organizados de ARACATI-CE serão mobilizados. O mesmo já seu deu em Icapuí e Fortim. Após a rodada de encontros locais acontecerá um intercâmbio com todos os grupos da região.
A REDEA visa ainda articulação não apenas local ou regional (Aracati, Fortim e Icapuí), mas uma articulação ampla com as demais redes de educação ambiental existentes nos estados do nordeste e do Brasil.
A reunião acontecerá a partir das 14:00h na Casa da Cultura de Aracati, rua Cel. Alexanzito, 550.
Participe!!!
Leia Mais

JUVENTUDES: CABACEIRAS-PB FOI PALCO DE INTERCÂMBIO REGIONAL


A ARATU representada pelo seu presidente, Carlos Alberto Pereira, esteve participando do INTERCÂMBIO REGIONAL: JUVENTUDES E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, entre os dias 16 e 19 de junho de 2011, na cidade de Cabaceiras, estado da Paraíba. O estado do Ceará esteve representado por jovens membros da RJNE-CE e por jovens representando os Territórios da Cidadania.
O intercâmbio reniu jovens de todos os estados do nordeste brasileiro, possibilitando uma rica troca de experiência, bem como de um proposições para construção de políticas públicas para a juventude do nordeste.
Durante o intercâmbio, que teve seu primeiro dia marcado pela chegada dos jovens à Cabaceiras e pela diversidade cultural durante a apresentação dos delegados, os jovens participaram de oficinas (Educação no campo; Estratégias de comunicação, Juventude e cultura popular, Gênero, Turismo social e desenvolvimento sustentável, entre outras), shows culturais, mostra de cinema, debates, rodas de conversas (foram divididas em três eixos temáticos: Juventude, sustentabilidade e permanência no campo; Juventude, educação no campo, identidade e cultura; Juventude e participação).
O intercâmbio foi fruto de 09 Intercâmbios Estaduais de Juventudes do Nordeste no período de julho d 2010 a abril de 2011. Os mesmos foram animados pela EQUIP (Escola Quilombos dos Palmares) e pela RJNE (Rede Jovens do Nordeste), através do Projeto Cidadania, Governança Social e Desenvolvimento Territorial, com o apoio da SDT/MDA. Como resultado dos 09 intercâmbio foi elaborado um documento para construção da plataforma política dos/as jovens dos territórios nordestinos. A plataforma foi apresentada durante o intercâmbio e a juventude presente pôde aprimorar a mesma com sugestões e proposições. As propostas e demandas foram distribuídas nos seguintes eixos/temáticas: Pelo Direito a Educação; Organização e Participação Política; Incentivo a Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Geração de Trabalho e Renda; Direito a Saúde de Qualidade.
O intercâmbio foi finalizando no domingo (19) com a Feira dos Territórios onde foram realizadas apresentações culturais e lançamento de produtos dos territórios nordestinos.
Segue abaixo alguns registros. Os registros abaixo foram feitos por Nazareno Almeida, integrante da delegação do Ceará no intercâmbio, da cidade de Pindoretama-CE, Território Litoral Leste-CE.






Leia Mais

CABACEIRAS-PB SEDIARÁ "INTERCÂMBIO REGIONAL: JUVENTUDES E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL"

A ARATU participará do INTERCÂMBIO REGIONAL: JUVENTUDES E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, na Paraíba. O ceará estará representado com uma delegação de 30 jovens integrantes das mais diversas organizações do estado.
A cidade de Cabaceiras-PB será o destino de cerca de 300 jovens do nordestes brasileiro que irão participar do I Intercambio Regional das Juventudes dos Territórios Rurais do Nordeste, promovido pela Escola Quilombo dos Palmares – Equip, a Rede de Jovens do Nordeste – RJNE com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O evento acontecerá de 16 à 19 de Junho de 2011.
O Intercambio Regional é o resultado final do Projeto ‘Cidadania, Governança Social e Desenvolvimento Territorial’, que realizou um encontro em cada estado do Nordeste com a proposta de implementar processos de qualificação e intercâmbio de membros das organizações e das redes sociais nos territórios rurais, fortalecendo assim a participação efetiva de jovens, mulheres e comunidades tradicionais nos mais variados espaços sociais.
O município de Cabaceiras situado a 184 km da Capital do Estado da Paraíba João Pessoa, cravada no semiárido deste estado e conhecido nacionalmente com a “Roliúde Nordestina’, foi escolhida para sediar esse evento por fazer parte de um pólo cultural que tem seu alicerce na agricultura familiar, com experiências significativas em agroecologia e de convivência sustentável com o semi-árido.

A Escola de Formação Quilombo dos Palmares é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, criada em 1987 e reconhecida juridicamente em julho de 1988. É uma entidade de Educação Popular que nasceu da necessidade dos movimentos sociais potencializarem a formação político-metodológica de suas bases, lideranças e educadores, com área de abrangência na Região Nordeste do Brasil.
A Rede de Jovens do Nordeste é uma articulação que trabalha no fortalecimento de grupos, organizações, entidades e movimentos juvenis. A Rede está presente em todos os nove estados do nordeste brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e conta com a participação direta de mais de trezentas organizações que militam pelos direitos da juventude. Surgida em 1998, sempre teve como principal ideal fortalecer o exercício do protagonismo juvenil dentro das lutas sociais compreendendo que “REDE” é um espaço de troca de experiências, debates, e proposições de políticas públicas para este segmento, de construção do fazer formativo que supera as dimensões de bairro, cidade ou estado, além da busca da identidade da juventude nordestina.
Aos que irão participar do intercâmbio: sucesso nas discussões e no trabalho proposto. Aos que ficam e aos leitores e seguidores do nosso blog: aguardem notícias.


Adaptação do site: www.expressopb.com
Leia Mais

REDEA REALIZA ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO EM FORTIM-CE

Aconteceu hoje, terça-feria (14/06/2011), no Centro de Juventude e Cidadania - CJC (FORTIM-CE), reunião de rearticulação da Rede Desenvolver de Educação Ambiental - REDEA. A REDEA faz parte das ações do Projeto Desenvolver Preservando executado pela ARATU nos municípios integrantes do CIP-DESENVOLVER (Aracati, Fortim e Icapuí) e objetiva animar, articular e gerar uma maior integração, comunicação entre os grupos e instituições existentes na região que atuam na promoção e desenvolvimento da Educação Ambiental.
A REDEA visa ainda articulação não apenas local ou regional (Aracati, Fortim e Icapuí), mas uma articulação ampla com demais redes de educação ambiental existentes nos estados do nordeste e do Brasil.
Os participantes realizaram discussão da importância do trabalho em rede na perspectivas de vencer os obstáculos e dificuldades vivenciados pelos mesmo. Todos os questionamentos e propostas de mobilização e articulação da rede será assunto do intercâmbio regional que acontecerá em julho/2011. O intercâmbio reunirá grupos dos três munícipios integrantes da rede, bem como representantes de outras redes existentes objetivando a troca de experiências.












Leia Mais

REARTICULAÇÃO DA REDEA EM FORTIM

A Associação ARATU realiza na próxima terça-feria (14/06/2011), mais uma reunião para rearticular a Rede Desenvolver de Educação Ambiental - REDEA, desta vez na cidade de Fortim-CE. A REDEA faz parte das ações do Projeto Desenvolver Preservando executado pela instituição nos municípios integrantes do CIP-DESENVOLVER (Aracati, Fortim e Icapuí) e objetiva animar, articular e gerar uma maior integração, comunicação entre os grupos e instituições existentes na região que atuam na promoção e desenvolvimento da Educação Ambiental.
Para a reunião desta terça-feira, apenas grupos organizados de FORTIM-CE serão mobilizados, em breve o mesma se dará em Aracati, uma vez que a mesma articulação já aconteceu em Icapuí. Após a rodada de encontros locais acontecerá um intercâmbio com todos os grupos da região.
A REDEA visa ainda articulação não apenas local ou regional (Aracati, Fortim e Icapuí), mas uma articulação ampla com as demais redes de educação ambiental existentes nos estados do nordeste e do Brasil.
A reunião acontecerá a partir das 09:00h no Centro de Juventude e Cidadania - CJC de Fortim.
Leia Mais

OPERAÇÃO DRAGÃO DO MAR II APREENDE 80 KG DE LAGOSTA PESCADA ILEGALMENTE

A ARATU reproduz, aqui no blog, notícia que nos chega através da REDE AMP LITORAL LESTE-CE (REDE ÁREA MARINHA PROTEGIDA DO LITORAL LESTE DO CEARÁ), da Operação Dragão do Mar II que apreendeu 80kg de lagosta pescada ilegalmente na Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde, em Beberibe-CE:



RESERVA EXTRATIVISTA DA PRAINHA DO CANTO VERDE REALIZA OPERAÇÃO DRAGÃO DO MAR II E APREENDE 80 KG DE LAGOSTA PESCADA ILEGALMENTE.


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBIO através da chefia da Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde, localizada em Beberibe-Ceará, e em parceria com o a Companhia de Policiamento Ambiental do Ceará – CPMA realizou a OPERAÇÃO Dragão do Mar II, entre o período de 03 a 07/06 do corrente ano, envolvendo 03 Agentes de Fiscalização Federais do ICMBIO e 03 Policiais Militares Ambientais. A ação teve como principal objetivo coibir a pesca ilegal da Lagosta nos limites Marinhos e no território de pesca da Reserva Extrativista, de modo a atender denúncias feitas pelos pescadores artesanais beneficiários da Unidade de Conservação, que constantemente reclamam da presença de pescadores ilegais dentro dos limites da Reserva, principalmente, aqueles que fazem a pesca da lagosta (Panulirus sp.) através do uso de equipamento de compressor de ar, petrecho proibido para a pesca do Crustáceo. Logo no primeiro dia da operação a Tripulação da Embarcação Navegante da Praia de Icapuí-CE foi surpreendida pela fiscalização no momento em que se preparavam para empreender fuga após terem coletado ilegalmente cerca de 80 kg de Lagosta Vermelha (Panulirus argus) dentro dos limites da Reserva Extrativista Federal. A embarcação estava tripulada com 4 homens, os quais não portavam nenhum tipo de identificação individual, nem tão pouco a Carteira de Pescador Artesanal. Foi encontrado em seu convés um compressor de ar, com extensa mangueira acoplada a um botijão de gás, que serve como cilindro para os mergulhadores ilegais respirarem no fundo do mar, enquanto coletam a lagosta.
A embarcação abordada foi apreendida pelos Agentes de Fiscalização Federal do Icmbio, juntamente com os petrechos ilegais e o produto da pescaria. Os pescadores ilegais foram conduzidos a Delegacia de Policia Federal do Ceará, na cidade de Fortaleza onde foram presos em flagrante delito pelo Crime previsto no artigo 34 da Lei 9605 de 12 de Fevereiro de 1998. O Proprietário da embarcação não se encontrava a Bordo, mas após investigação na Policia Federal se chegou à identificação do mesmo, que foi autuado em R$ 11.600 mil reais por infringir o artigo 35 do Decreto 6514 de 22 de julho de 2008. Cada pescador também foi autuado em R$ 1.000 mil reais por realizarem a pesca sem prévio cadastro do órgão competente ou em desacordo com o obtido, artigo 37 do mesmo decreto.
Segundo o Analista Ambiental Alexandre Caminha de Brito, Chefe da Unidade de Conservação e Coordenador da operação, a pesca ilegal tem sido a principal ameaça aos recursos naturais da Reserva, que por ser um reconhecido e produtivo banco de reprodução de espécies marinhas, torna se alvo dos “Cafanguistas”, nome que os moradores locais atribuem aos mergulhadores ilegais que moram em praias vizinhas, que adentram a área e retiram o todo o recurso pesqueiro, tão importante para manutenção do modo de vida da Comunidade. Afirma ele: “O flagrante desse barco ilegal serve de exemplo e com certeza ajudará a coibir a presença de outros infratores na área da Reserva Extrativista”. Informa ainda que o barco Apreendido juntamente com os petrechos ilegais, foram depositados sob a guarda e confiança do IBAMA-Ceará, o qual dispõem de um contrato com uma empresa que faz a guarda dos bens apreendidos até que a decisão administrativa sobre a destinação do mesmo seja tomada pela autoridade julgadora do ICMBIO. A lagosta foi doada ao Desafio Jovem do Ceará, instituição sem fins lucrativos que desenvolve trabalho social de recuperação de dependente químicos. A operação contou com apoio da Embarcação motorizada Seap 02, adquirida pelo Ministério da Pesca e cedida ao Governo do Estado do Ceará para realizar patrulhamento ambiental em áreas marinhas. Conforme informação da Chefia da Unidade de Conservação as ações de monitoramento e proteção da área utilizando a Lancha SEAP 02 e o apoio da CPMA serão constante durante todo o ano.
Responsável pela informação:
Alexandre Caminha de Brito
Analista Ambiental do ICMBIO e chefe da Resex da Prainha do Canto Verde - BEBERIBE -CE


Fotos : Antonio Gomes Moreira, Técnico ambiental e agente de Fiscalização Federal-ICMBIO
Fotos 01 SEAP 02 ancorada no porto da Resex da Prainha do Canto Verde



Foto 02 e 03: Embarcação Navegante da Praia de Tremenbé, Icapuí - CE abordada dentro do Território de pesca da RESEX Prainha do Canto Verde Pescando Lagosta com compressor.




Foto 04: Compressor usado para captura ilegal da Lagosta dentro dos limites da Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde



Lagosta Apreendida pela fiscalização Federal do ICMBIO, por ter sido capturada ilegalmente dentro dos limites da Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde



80 kg de lagosta doados ao Desafio Jovem do Ceará, instituição sem fins lucrativos que desenvolve trabalho de recuperação de viciados químicos em Fortaleza –CE.
Leia Mais

SEMINÁRIO DE CONSTRUÇÃO DO PDRSS 2012-2015

Iniciou hoje, 09 de junho de 2011, a partir das 08h, no Condomínio Espiritual Uirapuro - CEU, o Seminário de Construção do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PDRSS 2012-2015. O seminário objetiva "consolidar e priorizar as propostas e demandas apresentadas e discutidas nas oficinas territoriais e debater e priorizar, pelos eixos estratégicos de âmbito estadual, as propostas e demandas que irão compor o PDRSS 2012-2015".
Participam do seminário representantes territoriais, secretários municipais de agricultura e meio ambiente, representantes das instituições federais e estaduais, representantes dos movimentos sociais e sindicais e das redes temáticas, prefeitos municipais, conselhos do CEDR e convidados. O município de Icapuí está representado por Carlos Alberto Pereira, presidente da ARATU e integrante de Comitê Temático do Território Litoral Leste; Francinildo Nunes, secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente e integrante do Núcleo Dirigente do Território Litoral Leste; João Paulo Rebouças, Agente Ambiental da SEDEMA e integrante do Núcleo Dirigente do Território Litoral Leste; Antônio Ligório, representando a Secretaria de Turismo.
A mesa de abertura contou com a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, com representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, representante da APRECE, do MST, da FETRAECE entre outros.
Os trabalhos temáticos estão sendo realizados por divisão territorial dos 13 em que o estado do Ceará está dividido, seguindo o trabalho realizado pelo MDA e pela SDA. O seminário vai até amanhã, 10 de junho, onde será apresentado aos prefeitos municipais todas as prioridades acordadas pelas representações territoriais e que constarão no PDRSS 2012-2015.








Leia Mais

ENCONTRO ESTADUAL PRIORIZARÁ AÇÕES DO PDRSS

A ARATU participará nos dias 09 e 10 de junho de 2011 do Encontro Estadual que priorizará ações do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PDRSS. Quem está promovendo o encontro é o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA em articulação com o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e o Instituto Agropolos do Ceará. O “Encontro Estadual” reunirá os núcleos dirigentes, secretários de agricultura, comitês temáticos e setoriais onde serão priorizadas as ações do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PDRSS quadriênio - 2012 / 2015, que incorpora as ações territoriais do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural e Sustentável - PTDRS de cada território cearense.
Além do presidente da ARATU, o munícipio de Icapuí estará representado pelo secretário de Meio Ambiente, Francinildo Nunes, João Paulo de Sousa, técnico da SEDEMA e membro do grupo dirigente do Território Litoral Leste, além da Secretaria de Turismo do município que está articulando o seu representante.
O encontro acontecerá no Condomínio Espiritual Uirapuro - CEU, em Fortaleza. Na sexta-feira, dia em que termina o encontro são aguardados os prefeitos municipais para apresentação do PDRSS e encontro com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.
Leia Mais

ASSEMBLEIA GERAL DA ARATU

A  ASSOCIAÇÃO ARATU DE PROTEÇÃO AOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS está convocando todos os sócios para ASSEMBLEIA GERAL no próximo sábado, 11 DE JUNHO DE 2011. A mesma acontecerá  no AUDITÓRIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO de Icapuí, localizado na Avenida 22 de Janeiro, em frente ao CEI Ângela Maria de Góis. 
Segue abaixo a convoção:
 
CONVOCAÇÃO

Ficam CONVOCADOS, por meio deste, todos os sócios da ARATU para uma ASSEMBLEIA GERAL que realizar-se-á, neste SÁBADO, 11 DE JUNHO DE 2011, às 14:30H em 1ª CONVOCAÇÃO e às 15:00H em 2ª CONVOCAÇÃO, no AUDITÓRIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

PAUTA:

1- ELEIÇÃO E POSSE DA NOVA DIRETORIA.
     

2- INFORMES


Sem mais para o momento, agradeço desde já a atenção e aguardo a presença de TODOS.

Atenciosamente,


CARLOS ALBERTO PEREIRA DA SILVA
PRESIDENTE
Leia Mais

REDEA - REDE DESENVOLVER DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Aconteceu hoje, quarta-feria (08/06/2011), das 07:30h às 11:30h no Centro de Pastoral Nossa Senhora da Soledade (ICAPUÍ-CE), reunião de rearticulação da Rede Desenvolver de Educação Ambiental - REDEA. A REDEA faz parte das ações do Projeto Desenvolver Preservando executado pela ARATU nos municípios integrantes do CIP-DESENVOLVER (Aracati, Fortim e Icapuí) e objetiva animar, articular e gerar uma maior integração, comunicação entre os grupos e instituições existentes na região que atuam na promoção e desenvolvimento da Educação Ambiental.
A REDEA visa ainda articulação não apenas local ou regional (Aracati, Fortim e Icapuí), mas uma articulação ampla com demais redes de educação ambiental existentes nos estados do nordeste e do Brasil.
Estiveram representados os seguintes grupos e instituições: Associação Universitária de Icapuí (ASSUMI), Força Jovem Atravessando Froteiras (FJAF), Amigos do Meio Ambiente, ARATU, ALGAMAR, Fundação Brasil Cidadão (FBC), Associação Caiçara de Promoção Humana (Caiçara), RESOLVER, ADECI.
Os participantes realizaram discussão da importância do trabalho em rede na perspectivas de vencer os obstáculos e dificuldades vivenciados pelos mesmo. Todos os questionamentos e propostas de mobilização e articulação da rede será assunto do intercâmbio regional que acontecerá em julho/2011. O intercâmbio reunirá grupos dos três munícipios integrantes da rede, bem como representantes de outras redes existentes objetivando a troca de experiências.

 
Leia Mais
Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney