AO RETORNAR AS SUAS ATIVIDADES, A ARATU PARTICIPA DE FORMAÇÃO DA CF-2017

No último dia 11 de fevereiro de 2017, a ARATU participou de Capacitação da Campanha da Fraternidade 2017 promovida pela Diocese de Limoeiro do Norte, no Centro Diocesano de Pastoral, na cidade de Limoeiro do Norte, que reuniu 48 participantes das cidades de: Icapuí, Jaguaruana, Jaguaretama, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Potiretama, Quixeré, Tabuleiro do Norte e Russas.

A Campanha da Fraternidade (CF) é promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que neste ano de 2017 traz como reflexão os biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal). Com o tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15), a campanha faz um alerta para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros. O início da campanha em todo o país acontece no dia 1º de março, período no qual a Igreja Católica abre a Quaresma.
A assessoria do encontro contou com a contribuição da Profª Ms. Kênia Diógenes da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE, de Limoeiro do Norte, onde fez a apresentação dos Biomas Brasileiros, suas características e problemáticas, degradações sofridas pelos 06 biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Representando a ARATU, Luana Rebouças Pinto, atual tesoureira, compôs o grupo de 05 participantes que estiveram presentes na capacitação a convite da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, de Icapuí-CE.

Entre os objetivos da CF-2017 estão:
  •  Aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro.
  • Conhecer melhor e nos comprometer com as populações originárias, reconhecer seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo específico de viver.
  • Reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o chamado território brasileiro.
  • Compreender o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o bioma em que se insere.
  • Manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem-estar do povo brasileiro.
  • Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a defesa desses povos.
  • Contribuir para a construção de um novo paradigma econômico ecológico que atenda às necessidades de todas as pessoas e famílias, respeitando a natureza.






Leia Mais
Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney