ARBORIZAÇÃO

É uma das ações em que se propõe a preservação e conservação do meio ambiente. A ação se faz de extrema importância na região tanto na área urbana como rural já que sofre com ações como a ocupação desordenada e o desmatamento.
A iniciativa de arborizar ruas e praças e a recuperação de áreas degradadas dos municípios de Aracati, Icapuí e Fortim são de extrema importância. Essa ação estratégica tem contribuído para fortalecer a integração homem-natureza-mulher através do cuidado com a muda adotada e promovendo a recuperação do patrimônio ambiental. 

Nesse processo os parceiros têm sido importantes como, por exemplo: a Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, através da Gerência de Unidades de Conservação com a doação de 1.800 mudas e das Prefeituras Municipais de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente; Aracati, através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente; e Fortim, através da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Educação, com infraestrutura para armazenamento e distribuição das mudas.

A arborização não tem sua importância simplesmente pelo fato de preservar os recursos naturais, mas também por considerar a importância do homem e da mulher nesse contexto, a promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos, mas também suas famílias e comunidades se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana.
Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney