HORTAS NAS ESCOLAS

 A implantação de Hortas nas escolas tem entre outras finalidades proporcionar uma melhoria considerável na mudança de hábito no que se refere à alimentação da comunidade escolar. Uma horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas, assim como oferece várias vantagens para a comunidade. Proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo, como por exemplo, no lanche das crianças, possibilitando que toda a comunidade tenha acesso a essa variedade de alimentos por doação ou compra, e proporciona o envolvimento nos programas de alimentação e saúde desenvolvidos na escola.
Num primeiro momento foram instaladas 04 (quatro) hortas na região, que serviram de experiência piloto para a ampliação que pretendemos, já que quando da avaliação dos resultados da referida ação observamos que a mesma tem diferenciais que contribuem para atingir bons resultados como, por exemplo, a aceitação das escolas, a utilização da horta dentro dos processos de ensino-aprendizagem e o envolvimento dos alunos na sua construção.

As escolas beneficiadas até agora foram:
  • E.E.F. Carlota Tavares de Holanda – Ibicuitaba/Icapuí – CE
  • E.E.F. Raimundo Silvério Silva – Cumbe/Aracati – CE
  • Educação Infantil (Associação Criança de Luz) – Canoa Quebrada/ Aracati – CE
  • E.E.F. José Alexandre Lima – Jardim/Fortim – CE
Em 2011 estão sendo implantadas mais 03(três) hortas em escolas da região, sendo 01(uma) em cada município.


REDE DESENVOLVER DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Visando o fortalecimento da mobilização regional para a elaboração de um Programa de Educação Ambiental, a Rede Desenvolver de Educação Ambiental vem responder à necessidade de uma maior integração, comunicação entre os grupos e instituições existentes na região que atuam na promoção e desenvolvimento da Educação Ambiental.
A constituição da Rede Desenvolver de Educação Ambiental é a expressão de que existem organizações atuando dentro do território, trabalhos desenvolvidos e atores comprometidos com a Educação Ambiental. Fortalecer este fórum de discussão é um dos meios de disseminar as ações do CIP Desenvolver ao mesmo tempo em que fomenta o comprometimento de todos na perspectiva de um trabalho a ser realizado de forma compartilhada.

Para a mobilização e criação da Rede foram mobilizados na região cerca de 100 jovens e mais de 30 organizações. Foram realizados 03 (três) seminários locais e 01 intercâmbio regional.

O fortalecimento da Rede Desenvolver de Educação Ambiental se coloca como uma peça chave para a articulação de instituições e grupos que atuam no âmbito do CIP Desenvolver(Aracati, Fortim e Icapuí), possibilitando a realização das ações propostas de forma integrada.
Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney