Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros


QUEM SOMOS: Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Hoje, somos uma entidade que busca defender, preservar e conservar o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade dos ecossistemas locais, em especial o manguezal; gerar, reunir e divulgar conhecimentos básicos para nortear ações conservacionistas para com os manguezais, os estuários e as diversas formas de expressão que estes possuem; e desenvolver ações e/ou parcerias que trabalhem a educação ambiental em nível formal, não-formal e/ou informal.
Início do Projeto (Praia de Requenguela)


Neste ano estamos completando 04 anos de fundação. Temos consolidado a instituição por meio de parcerias firmadas tanto a nível municipal, regional e até estadual. Em 2007 formamos parceria com o CIP-DESENVOLVER, atuando na região e contribuindo no fortalecimento organização das diversas instituições e grupos juvenis da região. Em 2008, através do Projeto Água Viva – Mais vida no manguezal, foi possível parceria com o Instituto Terramar, IBAMA, SEMACE, SEAP.

A ARATU vem formando sua identidade na emergência e na necessidade de FAZER. Tem procurado, inicialmente, enquanto instituição preparar-se para planejar e principalmente executar com êxito as metas e objetivos pretendidos, tendo como princípio básico para sua existência: a promoção da VIDA em toda sua plenitude.

Ações e Projetos: Projeto Água Viva – Mais vida no manguezal, Projeto Preservando através do CIP-DESENVOLVER atuando em Aracati, Fortim e Icapuí com: Horta Escolar, Formação em Educação Ambiental para professores da Rede Municipal de Ensino, Curso de Guias em Trilhas, Campanha de Arborização, criação da Rede Desenvolver de Educação Ambiental.
Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney