TRILHAS ECOLÓGICAS

 Ação considerada de grande importância iniciada através do Preservando que irá garantir na região a Revitalização das Trilhas Ecológicas existentes. Grande potencializador da ação é a juventude. Nesse sentido têm sido realizadas formações de jovens nas comunidades envolvidas para serem condutores de trilhas em áreas de potencial turístico e de relevante interesse ecológico. O acesso aos processos de formação e qualificação profissional para a condução de grupos de visitantes em áreas naturais potencializa a melhor inserção no mercado de trabalho aos integrantes das comunidades, bem como maximiza a qualidade das experiências obtidas na visitação, e pode ampliar a compreensão sobre a importância da conservação ambiental.

Num primeiro momento a ação foi iniciada com a “Trilha da galinha do mangue” (Icapuí), onde já foi concluída a formação dos condutores de trilhas e o Plano de Intervenção, faltando sua sinalização. O segundo momento será a revitalização das trilhas de Aracati e Fortim, já encaminhadas em seus respectivos diagnósticos.
 
Ação possibilita aos jovens envolvidos a interpretar os ambientes, orientar e sensibilizar para a importância da conservação do meio ambiente, conduzir grupos de visitantes com segurança, estar apto para contribuir em ações de monitoramento dos impactos gerados pela visitação pública e ainda gerar renda para os condutores locais.
Tecnologia do Blogger.
 

Quem somos!

Fundada em 28 de abril de 2005 por um grupo de jovens identificados com as questões ambientais, a Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros - ARATU é uma entidade sem fins lucrativos sediada no município de Icapuí-CE. A primeira composição do grupo surgiu a partir do Curso de Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas do Ecossistema Manguezal que aconteceu em Icapuí-CE, no ano de 2003, em função da execução do Projeto Esse Mar é Meu.

Designed By: DIGITART | Jakson Ney